Vamos abordar as novidades da nova experiência do Xbox One sob forma de manual para que você entenda todos os detalhes. A Microsoft, desde o novo mandato do Phil Spencer na divisão Xbox, tem trabalhado intensamente ouvindo a comunidade de jogadores e incorporando um monte de novas funcionalidades para o console, polindo detalhes e tentando satisfazer a todos.

A nova experiência entrega o Windows 10 ao Xbox One, claro que é uma versão modificada para jogos, mas ainda sim é Windows 10. Os benefícios são muitos, talvez o maior deles seja a API DirectX 12que além de melhorar o rendimento dos jogos facilitará a portabilidade dos games de PC para o console, dessa forma ficará quase irresistível um desenvolvedor de jogos para PC não lançar seus games também para o Xbox One, e diante de tanta facilidade o custo para produção deve cair e assim o preço dos jogos deste tipo poderá ser mais vantajoso.

Não só os jogos ganharão portabilidade, os aplicativos também. Um app criado para Windows 10 pode rodar em todos os dispositivos que o acompanham como PCs, tablets, smartphone e consoles.

Sem mais delongas, confira as novidades logo abaixo:

Um interface mais rápida, limpa e direta

 

Este ponto não nos pega de surpresa, porque a Redmond lançou vídeos suficientes para conhecermos o que está por vir, mas sem dúvida a primeira coisa que é notada é o “toque” o Windows 10 que segue onovo aplicativo Xbox. Tudo parece mais limpo:

  • Com promoções ou grandes anúncios para a direita, em pequenas caixas.
  • O último aplicativo ou jogo que executamos na parte central, na caixa maior.
  • Atalhos (amigos, mensagens de grupo, etc.) na barra lateral esquerda.
  • Os menus Início, Comunidade, Guia de Filmes e TV e loja na parte superior.

Dentro de Início (tela principal), que é a primeira coisa que você vai ver quando ligar o console, logo abaixo da tela maior, há quatro atalhos que correspondem os mais recentes aplicativos ou jogos que temos executamos, enquanto abaixo destes, temos algo habitual “Meus Jogos e Aplicativos”“Configurações”e “Conquistas” e qualquer jogo que deseje acessar rapidamente.

A partir do menu “Início”, você pode acessar instantaneamente a seção com seu conteúdo fixado na tela inicial pressionando o gatilho direito. Não é realmente uma novidade, mas no novo sistema tudo fica muito mais rápido.

 

Outra novidade está relacionada à  tela inicial e para os últimos cinco jogos que mais gostamos, agora temos neles atalhos para  “Game Hub” e o menu Compartilhar (com screenshots ou vídeos).

Game Hubs são centrais de conteúdo dedicadas a cada jogo do Xbox One, que reunirão os maisdiversos tipos de informação a respeito dos games, como rankings, vídeos, transmissões ao vivo e amigos conectados.

A nova barra lateral esquerda e suas abordagens

Seguindo o legado do Windows 10, bem como o seu App Xbox, temos a nova barra lateral na esquerda com seus atalhos que mostra amigos online, grupos, notificações e atalhos.

A barra sempre estará a sua disposição para ser acionada até mesmo se você estiver no meio de uma jogatina. Ver e interagir com seus amigos nunca foi tão fácil no novo console da Microsoft por conta dela.

A velocidade agrada mais ainda pode ser mais rápido. Sabemos que a nova dashboard aumentou em cerca de 50% a performance do sistema, mas pode ter certeza que a Microsoft pode aumentar este número.

 

Outros detalhes

 

  1. Vale notar que o guia de programação de TV agora ganhou uma seção própria no modo de visualização rápida. Dessa forma, você de cara terá acesso ao conteúdo de mídia de vários aplicativos como NetFlix ou Crackle. Ou seja, alguns gratuitos e outros para assinantes de serviços.O resultado é perfeito.
  2. Sobre a retrocompatibilidade, talvez você já esteja cansado de saber, mas a Microsoft agora permite que alguns jogos do Xbox 306 funcionem no seu novo console, porém, inicialmente apenas 104 jogos, a lista vai aumentar com o passar dos meses. Se você for assinante da Xbox Live terá direito a quatro jogos gratuitos por mês, sendo dois da atual geração e dois retrocompatíveis (do Xbox 360).
  3. Você também poderá fazer streaming para seu PC ou tablet com Windows 10 e jogar por lá mesmo, com o controle do Xbox One plugado no PC. Tudo com o auxílio do Xbox App.
  4. Cortana, assistente digital da Microsoft, está disponível para usuários dos Estados Unidos que utilizam a versão beta. Para todos chegará somente em 2016. Em dezembro de 2015 ela chegará no Brasil para os usuários da versão de testes do Windows 10 Mobile (sucessor do Windows Phone). Será um ponto forte do sistema. Vamos falar muito dela em breve.
  5. Novos aplicativos: Groove Música, Skype (será dividido em três, assim como no Windows 10 e Windows 10 Mobile), Edge (sucessor do Internet Explorer), Filmes e TV (Player de vídeo padrão foi melhorado e suporta mais formatos de vídeo como MKV dual áudio e lengendas .SRT) e mais.

E é isso, a atualização é gigantesca e muda totalmente a forma de interagir com o Xbox One. Também é um marco ver o Windows 10 neste console, isso facilitará a Microsoft adicionar ainda mais funcionalidades como o suporte para teclado e mouse completo, por exemplo.

Foi um belo trabalho de Phil Spencer e sua equipe, mas certamente muitas surpresas chegarão. Windows 10 é um fenômeno muito recente e agora tem o Xbox como aliado. Essa dupla promete.

 

Fonte: WindowsClub